terça-feira, 27 de abril de 2010

ARTES PLÁSTICAS


Os alunos da 3ª e 4ª séries do Projeto Período Integral ( E.P.I) realizaram um interessante trabalho sobre CORES, abordando sua classificação, utilização e importância em nossas vidas.
Trabalhamos primeiramente com as CORES PRIMÁRIAS, compreendendo que as mesmas são cores que não derivam de outras, mas sim que, misturadas entre si formam denominadas CORES SECUNDÁRIAS. Em seguida com a mistura entre uma cor primária com uma secundária formamos as cores TERCIÁRIAS.
Para a melhor compreensão e fixação os alunos construíram o MÓBILE DAS CORES. Pequenos arcos com bolas de isopor, composto respectivamente por bolas nas cores primárias, secundárias, terciárias e neutras. Com esse objeto que nos possibilita uma melhor visualização e fixação do conteúdo, passamos para a utilização dessas cores no "papel".
Os alunos receberam então 2 folhas A4 unidas, como o objetivo de realizar um desenho LIVRE E CRIATIVO, sendo que o mesmo seria pintado com tinta guache, escolhendo o ARTISTA se iria pintar o mesmo somente com cores primárias, secundárias ou terciárias.
Para a conclusão do trabalho buscamos conhecer curiosidades que cercam o tema em foco. Uma delas diz respeito a um assunto que atrai muito os alunos, sendo que a informação consta sobre uma combinação comum que é o azul x vermelho. Nos quadrinhos, o traje do super herói é baseado nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo), enquanto o do vilão é baseado nas cores secundárias (verde, lilás e laranja). Vejam Lex Luthor, Superman, Homem Aranha. Outra questão tráz a revista Science que publicou recentemente um estudo chamado Blue or Red? Exploring the Effect of Color on Cognitive Task Performances (Azul ou Vermelho?Explorando o efeito das cores em performances de tarefas cognitivas), onde é explicado o efeito das cores de nossa casa ou escritório na forma como trabalhamos. Foi comprovado que o vermelho favorece os trabalhos que requerem mais precisão, enquanto o azul favorece a criatividade. Em jogos, o vermelho sugere dominância, sendo uma ótima cor para uniformes de jogadores.
Isso tudo para lembrar que é vital a importância das cores em nossas vidas e que isso nos dá uma pequena dimensão de tudo que julgamos e absorvemos inconscientemente, mas que possuem grandes efeitos.
Abaixo você confere fotos do nosso trabalho.
Professora: Thaís Caroline Soares