terça-feira, 6 de abril de 2010

Alunos do 3º e 4º ano da Escola Pública Integral participam da saída de Estudos ao Centro da Cidade de Tijucas na disciplina de Hístória Local e Turismo.

Com o objetivo de desenvolver as relações sociais, o conhecimento cultural e cognitivo. A saída de estudos desperta muitas expectativas nos educandos, pois além do conhecimento relacionado com as disciplinas em estudo, eles têm a oportunidade de desenvolver a autonomia e a sociabilização. Assim as crianças constróem conhecimento através da sua relação com objetos e com o mundo, através da exploração do meio em que vivem, desde muito pequena. Esse processo é lento e cada criança tem um ritmo próprio de observação da realidade.
Visualize as imagens e acompanhe o roteiro da saída de estudos realizada no dia 25/03/2010.
Inaugurada em 30 de abril de 1930, a Ponte Metálica, ou Ponte da Passagem representa um marco no transporte não só de Tijucas, mas de todo o estado e até do sul do país, já que era por essa estrada que passava todo o tráfego que seguia para o sul. Construída em ferro com pavimentação de madeira, foram impostos ao uso da ponte algumas restrições, mas ainda é utilizada até hoje.


PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO

Por ser uma das cidades mais antigas do estado e promissora desde sua origem, Tijucas ostenta um patrimônio arquitetônico singular, especialmente ao longo do rio, onde inciou-se a ocupação do atual centro da cidade.

Casarão da Família Galotti


Praia Copa Lama



CRUZ DE SÃO SEBASTIÃO

No início do povoamento de Tijucas, não havia nenhuma igreja onde o povo pudesse se reunir para suas orações. Na vila, onde hoje está o Bairro da Praça, morava Sebastião Cazas, que havia se mudado de Zimbros (Porto Belo) para Tijucas. Por ser um homem muito religioso, iniciou em sua casa em dias marcados, celebrações onde recebia as pessoas. Com o passar do tempo, aumentou o numero de fiéis e sua casa tornou-se pequena, fazendo-se necessário a construção de uma capela. Com o empenho de todos, em 1848 ergueram onde hoje é a esquina da Rua 13 de junho com a Rua São Sebastião, a 1ª Capela de Tijucas, feita de madeira e coberta com palha. Nesse local foi colocada a 1ª Cruz de madeira, que mais tarde foi transferida e substituída por uma de ferro, transformando-se no mais antigo marco de Tijucas.

Tijucas está repleta de pontos turísticos, históricos e culturais que merecem visitação...

Professora Leliane e Thais 3ª e 4ª Série da EPI.