sexta-feira, 11 de setembro de 2009

AULA DE ARTESANATO, PROFESSORA LELIANE SOARES.

Segundo SOLIGO (2003) “A escola é o lugar em que todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagem diferentes”. 
Através da aula extracurricular de artesanato, os alunos da 3ª e 4ª série Escola Pública Integral Professora Olívia Bastos, desenvolvem habilidades manuais na pintura de tolhas de louça e flores com garrafas PET.
O artesanato com garrafas PET envolve muita dedicação e paciência. Enfatizando sempre aos alunos por meio de aulas expositivas dialogadas que a garrafa por ser um material resistente e semitransparente lhe dá possibilidades de trabalhar com recorte, montagem e pintura. O produto final é a mistura da rigidez do PET com a suavidade do pincel, ou seja, arte. A garrafa PET é explorada a cada dia nas aulas de artesanato, pois sua limitação primária quanto ao seu formado traz a impressão de que não podem fazer muitas coisas, mas não é verdade, pois, a criatividade é ilimitada. O processo de reaproveitamento se faz tão importante quanto o de reciclagem e o de redução do material. Esta é a nossa colaboração, nossos trabalhos, nossa arte, nosso sucesso!

Por que trabalhar com garrafas PET nas aulas de artesanato?
A resposta vai além da idéia de conscientização ambiental porque não é apenas um trabalho para ser realizado com crianças e adolescentes com este fim. Deve, também, encantar os adultos tanto quanto as crianças. A garrafa PET ao ser reciclado retornará às nossas vidas em outros plásticos, fazendo parte das tintas e de tecidos entre inúmeras outras coisas. Portanto, reduzir, reaproveitar e reciclar é aplicado no nosso dia-a-dia em vários trabalhos.

Confira abaixo nossos últimos trabalhos
Professora Leliane Soares.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CONCURSO LITERÁRIO.

Alunos da Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos de Tijucas –SC participam do 8º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS. O objetivo do concurso é incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos. Os trabalhos foram elaborados nas aulas de língua portuguesa e enviados Via postal (correio) para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. CAIXA POSTAL 31.530 - CEP 20780-970 - Rio de Janeiro – RJ e também via Internet para o e-mail concursoliterario@guemanisse.com.br (com cópia para) editora@guemanisse.com.br .
Professora Márcia Reis Bitencourt.