quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DESFILE CÍVICO / 7 DE SETEMBRO

TIJUCAS, NOS ÚLTIMOS ANOS, TEM ORGANIZADO O DESFILE CÍVICO ABORDANDO VÁRIOS TEMAS IMPORTANTES RELACIONADOS A EDUCAÇÃO.
NESTE ANO, O TEMA CENTRAL É O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
MUITO SE QUESTIONA SOBRE A APLICAÇÃO DO ESTATUDO EM NOSSA SOCIEDADE.
EXISTEM, COMO EM TODAS AS ÁREAS SOCIAIS, AQUELES QUE SÃO FAVORÁVEIS E OS QUE SÃO CONTRÁRIOS A APLICAÇÃO DA LEI.
O IMPORTANTE É FORTALECER A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA MANUTENÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
CABE AO PODER CONSTITUÍDO, OFERECER CONDIÇÕES MÍNIMAS NECESSÁRIAS PARA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS COMO: EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER, PROFISSIONALIZAÇÃO, RESPEITO DENTRE OUTROS.
É IMPORTANTE QUE OS PAIS ASSUMAM A CONDIÇÃO DE PRIMEIROS EDUCADORES, POIS SÃO ELES, O EXEMPLO PARA SEUS FILHOS.
MAIS IMPORTANTE AINDA É QUE NOSSAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SOCIEDADE, ENTENDAM QUE ANTES DO DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO, VEM OS DEVERES.
E ESTES SÃO CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UM POVO.
NOSSA ESCOLA, EMBASADA NESTES DEVERES E DIREITOS, ORGANIZOU O DESFILE, NO DIA 30/08, CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES E GRANDE PÚBLICO.
A IDÉIA FOI O RESGATE DOS COSTUMES E TRADIÇÕES, QUE HÁ ANOS CAIU NO ESQUECIMENTO.
Ronaldo Leal.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RESULTADO DOS CLASSIFICADOS NA 5ª OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA.

DIA 25/08, REALIZAMOS A PRIMEIRA ETAPA DA 5ª OLIMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA.

FORAM CLASSIFICADOS 12 ALUNOS PARA A SEGUNDA ETAPA, QUE ACONTECERÁ EM OUTUBRO DE 2009.

PARABÉNS AOS CLASSIFICADOS:

NÍVEL 01 - 5ª E 6ª SÉRIES / ANO

JEAN L. DA SILVA DO NASCIMENTO, ALUNO DA 5ª SÉRIE 01 COM 11 PONTOS.
ROSIMERE PEREIRA, ALUNA DA SÉRIE 6ª 01 COM 09 PONTOS
FELIPE DE MELO VOITENA, ALUNO DA 6ª SÉRIE 01 COM 09 PONTOS
LEIRIANE SOARES DOS REIS, ALUNA DA 6ª SÉRIE 02 COM 08 PONTOS
SANDRIELE PEREIRA, ALUNA DA 6ª SÉRIE 02 COM 08 PONTOS
ELIZANDRA PACHECO, ALUNA DA 6ª 01
PATRICK DE OLIVEIRA LEANDRO, ALUNO DA 5ª SÉRIE 01

NIVEL 2- 7ª E 8ª SÉRIES / ANO

IGOR CARDOSO, ALUNO DA 7ª SÉRIE 01 COM 10 PONTOS


LORENA DUTRA, ALUNA DA 8ª SÉRIE 01 COM 09 PONTOS


IVONALDO M DIAS, ALUNO DA 7ª SÉRIE 01 COM 09 PONTOS


MARINARA SOUZA E SILVA, ALUNA DA 8ª SÉRIE 01, COM 08 PONTOS


JAIME ADISLAU VENERI JÚNIOR, ALUNO DA 7ª SÉRIE 02 COM 08 PONTOS.

Ronaldo Leal.

domingo, 30 de agosto de 2009

AULA DE GEOGRAFIA / ÍNDIA

Os alunos da 7ª série 02 estão estudando conteúdos sobre a Ásia, no conteúdo de Geografia, quando questionados sobre os países Asiáticos, procuramos destacar um dos temas em destaque pela mídia: A Índia.
A vida do povo indiano é formada por desigualdades e baseiam-se em castas.
Na crença hinduísta CASTA é para sempre e não dá pra mudar. Os hindus acreditam em reencarnação e acham que o ciclo de nascimento e morte serve para compensar nossas ações: nessa vida se faz, na próxima se paga. Os excluídos das castas são os excluídos “os intocáveis”. São considerados sujos e por isso outras castas não devem tocá-los. Se você nasce um intocável é porque tem muitos pecados para pagar.
Um elemento importante da cultura indiana são as danças que apresentam uma grande variedade de estilos, refletindo a diversidade de povos, línguas, cultura. Sabendo da importância da dança convidamos o grupo de ballet do Centro Educacional Universo do Saber, composto por meninas que se encontram em faixa etária de quatro a oito anos, coordenadas pela professora Thaís a nos prestigiar com uma bela apresentação de dança indiana.
Professora Wanessa.