terça-feira, 20 de outubro de 2009

CULTURA E MOVIMENTO / CAPOEIRA

Os alunos da 3ª e 4ª séries do projeto Escola Pública Integral (E.P.I), desenvolveram um trabalho teórico-prático sobre a CAPOEIRA na disciplina de Cultura e Movimento. Juntos realizamos um estudo sobre a história dessa Manifestação Cultural, assim como suas principais características, sua importância para a nossa história, sua relevância como manifestação da cultura corporal e até a conscientização sobre o preconceito que ainda o rodeia.

A disciplina de Iniciação a Pesquisa também teve uma colaboração nesse trabalho, sendo que na mesma os alunos puderam pesquisar sobre a Vida dos Escravos, protagonistas dessa história.

Os alunos puderam concluir o conteúdo realizando uma apresentação teórica e em seguida apresentando-se na Roda de Capoeira, em que as demais turmas de nossa escola puderam prestigiar e até mesmo participar.

Gostaria de salientar que a apresentação não significou o encerramento dessa prática em nossa escola, mesmo porque a mesma contempla inúmeros benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento social, intelectual e motor dos alunos.

Abaixo você pode conferir momentos dos alunos durante a apresentação:

APRESENTAÇÃO TEÓRICA ( PARTE I)




Os escravos do Brasil eram provenientes da África, sendo que foram trazidos para a nossa terra praticamente em condições "animalescas".  (LARISSA)

Os negros vieram para o Brasil para trabalhar principalmente nas plantações de algodão e cana de açúcar, assim como para servir os seus senhores em muitos outros serviços. (TAINÁ)

A capoeira que se praticava naqueles tempos era uma capoeira de luta, de dança, mas também de instrumento de liberdade, pois escondia a ânsia da liberdade. (JANDER)

A partir da abolição da escravatura, o negro, por incrível que pareça, passou por uma situação muito difícil, pois teve que aprender a sobreviver do seu próprio dinheiro. (BRUNA)

A grande desarticulação da capoeira foi em 1890, quem a praticava era castigado e até mesmo preso. Quem reabilitou a sua prática foi o presidente Getúlio Vargas, que assegurou sua existência em espaços fechados, tendo assim um controle institucional em troca de sua legalidade. Vargas foi muito importante para essa manifestação e até mesmo para a formação do professor de Educação Física.Atualmente a CAPOEIRA já se faz presente em muitas escolas e vem mostrando a importância de se fazer presente nas mesmas. E apesar dos estudos realizados em torno dessa manifestação, é ainda muito difícil lhe dar um único conceito, sendo assim considerada como JOGO, LUTA e DANÇA. (JAINE)

APRESENTAÇÃO PRÁTICA (PARTE II)









Professora Thaís Caroline Soares